Marco Ruas um lutador a frente do seu tempo

Marcos Ruas, um revolucionário do MMA
O MMA é hoje sem dúvidas um dos maiores esportes do mundo, com fãs espalhados por todo o mundo e de todas as idades, nomes como Chuck Liddell, Vitor Belfort, Wanderlei Silva, Anderson Silva, Tito Ortiz, Rodrigo Minotauro entre outros ajudaram nesse crescimento do MMA. Mas um nome talvez não tenha tanto destaque entre a nova geração de fãs do esporte, muitas talvez desconheçam quem seja Marco Ruas, um dos maiores lutadores na década de 90, considerado o criador do "Cross-Training" baseado na ideia de que um lutador não pode ser especialista em apenas uma arte marcial, mas sim deve estar aprimorado tecnicamente em diversas outras modalidades.

O carioca Marco Antônio de Lima Ruas, começou sua trajetória nas artes marciais praticando Judô ainda aos doze anos de idade, algum tempo depois passou a praticar Boxe com o professor Santa Rosa, seguindo depois para a luta de chão com o mestre Osvaldo Alves, se tornando especialista em quase todas as modalidades desde o Muay Thai que era seu cargo chefe até o Jiu-Jitsu.
O primeiro registro de Marco Ruas lutando é do ano de 1984, quando participou de um evento nomeado de Jiu-Jitsu x Artes Marciais, mas seu nome passou a ganhar notoriedade em 1995, quando venceu o UFC 7. Na época onde o esporte ainda era o vale-tudo, Ruas mostrou que não se trava de apenas mostrar que uma modalidade era superior a outra, mas sim que um lutador completo poderia vencer de diversas formas diferentes, fosse com uma finalização, chutes ou boxeando. A prova disso foi que Ruas venceu o UFC 7 terminando suas lutas de maneiras diferentes, sendo o primeiro lutador do Ultimate a não defender apenas uma arte marcial e mostrando a todos, seu repertório completo dentro do octógono.
Na edição em que foi campeão do UFC, Ruas fez três lutas a primeira delas contra Larry Cureton onde venceu com uma chave de calcanhar com pouco mais de 9 minutos de luta, em seguida finalizou Remco Pardoel chegando até a final do torneio, na última luta valendo o cinturão Ruas enfrentou Paul Varelans que foi nocauteado pelo brasileiro com exatos 13m12s de combate. Ali surgia o verdadeiro Mixed Martial Arts, a maior comprovação disso foi que Royce Gracie, até então maior nome do UFC passou a ter mais dificuldades em suas lutas, pois como sabemos Royce era o representante do Jiu-Jitsu dentro do Ultimate.

Ruas passou por outros eventos de MMA ao longo de sua carreira, alguns de menor expressão mas atuando também no grandioso PRIDE FC, hoje com 55 anos está aposentado do esporte, sua última luta foi em 2007 contra Maurice Smith no IFL Chicago. 
Mesmo distante da mídia especializada Ruas jamais será esquecido pelos fãs mais antigos do esporte, não é exagero algum dizer que sem ele talvez o MMA não tivesse chegado ao alto nível que se encontra hoje.

Ficha técnica:

Nome: Marco Ruas
Nascimento: 23 de Janeiro de 1961, Rio de Janeiro, Brasil
Apelido: The King of the Streets
Cartel: 9 Vitórias / 2 Empates / 4 Derrotas
Altura: 1,85m
Peso: 95kg

Graduação: Faixa preta de BJJ, faixa preta de luta-livre, faixa preta de Judô, faixa preta de Taekwondo.


Curiosidade

Marco Ruas foi treinador de Pedro Rizzo e Renato "Babalu".

Frase histórica

"Se tentarem me socar e me chutar, eu jogo pro chão. Se tentarem me jogar pro chão, eu soco e chuto."

Nenhum comentário

Disqus Shortname